mardi 16 novembre 2010

A CHITA ( OU CHITÃO) = O TECIDO IDENTITÁRIO DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA








AFINAL, O QUE É A CHITA?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Chita é um tecido de algodão com estampas de cores fortes, geralmente florais, e tramas simples. As estamparia é feita sobre o tecido conhecido como morim. Uma estampa característica de chita sobre outro suporte que não seja morim não é chita.

As características principais são: cores primárias e secundárias em massas chapadas que cobrem totalmente a trama, tons vivos, grafite delineando os desenhos, e a predominância de uma cor. As cores intensas servem, não só para embelezar o tecido, mas também para disfarçar suas irregularidades, como eventuais aberturas e imperfeições.

A chita veio para o Brasil com os europeus a partir de 1800. O tecido originário da Índia passou por várias melhorias até chegar ao que temos hoje. Após um longo processo burocrático, cultural e financeiro, a chita passou a ser produzida também no Brasil. A produção do tecido no país o barateou, e muito, tornando populares as peças confeccionadas com o material, transformando-o, assim, em um dos ícones da identidade nacional. [1] Atualmente é mais usado em festas populares, como a festa junina, mas vem sendo valorizado também na decoração, principalmente como referência estética. De tempos em tempos, ganha espaço em passarelas, galerias de arte, vitrines e palcos, quando estilistas, artistas plásticos, designers e outros criadores redescobrem estas estampas e as incorporam a suas produções.

O nome chita vem do sânscrito chintz [2] e surgiu na Índia medieval e conquistou europeus, antes de se popularizar no Brasil.

4 commentaires:

  1. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ed/Chita.jpg

    RépondreSupprimer
  2. Basta escolher a estampa que nós nos encarregamos do resto:
    Saias, flores e arquinhos de cabelo, toalhas de mesa, aventais, puxas-saco, etc..

    Tudo de chita!

    Pra você ficar com a cara do Brasil!

    RépondreSupprimer
  3. Sua casa vai ficar muuuuuuuuuuito maaaais florida!

    RépondreSupprimer