mardi 16 novembre 2010

Arte Ecológica: Auto-Sustentabilidade, Consumo Consciente, Moda e decoração Inteligente

A Arte Ecológica tem como busca a criação de objetos artísticos manufaturados através do reaproveitamento de matéria prima natural (galhos, madeira, folhas), recicláveis (papel, plástico, tecidos) e, inclusive, os considerados não recicláveis, como as pilhas, baterias e todo tipo de lixo eletrônico.
Sua intenção fundamental é a conscientização - denuncia com relação aos danos que o ser humano vem cometendo contra a natureza. Por isso a necessidade de criar atividades a fim de conscientizar as pessoas sobre a situação do planeta em termos ambientais, sociais e econômicos, buscando-se, sobretudo, soluções para modificá-la.


Auto-sustentabilidade é um conceito em ecologia que define a exploração de recursos naturais em base não-predatória. Isto significa a implementação ou a racionalização de projetos de exploração de modo que:
1. Causem mínimo impacto sobre o meio-ambiente circundante, e sobre os recursos que não são diretamente utilizados pelo projeto;
2. Dêem tempo à natureza de recompor os recursos renováveis de interesse do projeto;
3. Tenham retorno monetário suficiente para o sustento das pessoas envolvidas e suas famílias com dignidade (sem carestia), de modo que não precisem super-explorar o meio, ou recorrer a outras práticas predatórias, para complementarem sua renda.
Tendo estes três componentes, o projeto é considerado autossustentável, porque deste modo a exploração de dados recursos pode se prolongar indefinidamente, ao menos em teoria. A atividade sustenta a si mesma, sem necessidade de recorrer a recursos externos para sua manutenção.
O consumidor consciente é aquele que busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta, lembrando que a sustentabilidade implica em um modelo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável. O consumidor consciente reflete a respeito de seus atos de consumo e como eles irão repercutir não só sobre si mesmo, mas também sobre as relações sociais, a economia e a natureza. Além disso, busca disseminar o conceito e a prática do consumo consciente, fazendo com que pequenos gestos de consumo realizados por um número muito grande de pessoas promovam grandes transformações.

Moda e Decoração Inteligente é um conceito criado pelo Projeto Recicriarte que consiste na criação de peças de vestuário (roupas, sapatos), acessórios (bolsas, carteiras, anéis, colares) e objetos de decoração (luminárias, tapetes, espelhos, bonecos) todos confeccionados a partir de uma dinâmica ecologicamente positiva.

1 commentaire:

  1. Este projeto não tem nenhuma parceria com ONG’s, é totalmente Auto-Sustentável.

    Através dele beneficiamos a todos com uma atividade saudável, prazerosa, criativa e, principalmente, geradora de meios de sobrevivência para inúmeras crianças, jovens, adultos e idosos advindos das Comunidades de St Teresa e adjacências.

    RépondreSupprimer